sexta-feira, 25 de julho de 2008

Foca e sua conotação pejorativa

Foca é um dos animais mais bonitos que existem. Geralmente cinza, brincalhão, pode ser visto em grandes parques aquáticos ou na natureza mesmo, brincando com bolas, pulando de lá pra cá e sempre fazendo coisas engraçadinhas para os turistas e se mostrando. Pois é, isso é foca no reino animal. No meio jornalístico também existe o termo "foca".
É aquele jornalista recém-formado (ou estagiário), jovem e ávido por mostrar serviço. Na ânsia, às vezes, ele acaba por pura inexperiência cometendo alguns erros. Como quer mostrar serviço, ele acaba se destacando mais, errando mais (afinal, está aprendendo) e - em outras ocasiões - desempenhando um serviço melhor do que alguns jornalistas mais antigos. Por isso surge o apelidinho infame, foca.

Não sei se deu pra notar, mas eu detesto essa expressão. Acho-a jocosa, preconceituosa, corporativista e elitista. Usa-se a para justificar eventuais erros ou falta de experiência. Como por exemplo: "Ah, liga não! É foca!"
Mas espera lá, se a pessoa nunca tiver a oportunidade de aprender ela não vai ter experiência e, como ninguém nasce sabendo, por essa lógica, todos um dia foram "foca"?

Ah, eu não! Detesto ser rotulado, ainda mais com expressõezinhas bem preconceituosas como esta. Nesse caso, eu não gosto de focas. Prefiro aquelas dos parques aquáticos mesmo. Bonitinhas e equilibrando bolas com o focinho.

Um comentário:

Unknown disse...

focas sao a coisa mais linda do mundo