segunda-feira, 14 de julho de 2008

Amy Winehouse: Talentosa e auto-destrutiva

Amy quando ainda não estava nessa 'bad trip' atual


Deixando de lado esses assuntos chatos, sem importância e ao certo ponto ridículos aí de baixo, protagonizados por pessoas egocêntricas, que gostam de massagem no ego e não pensam duas vezes em pisar nos corações alheios e depois repetir frases clichês, como se fosse um robô.
Vamos falar de novidades, de gente nova, interessante e talentosa. Falo de Amy Winehouse, uma das mais surpreendentes noticias musicais dessa primeira década do século.

Amy, é londrina, tem 24 anos e ao contrário da maioria do pessoal dessa idade. Não faz danças sensuais, músicas de baixa qualidade e nem fica mostrando suas curvas por aí. A cantora faz uma mistura de blues e soul maravilhosas. Algo como aqueles das divas americanas dos anos 40 e 50.

É música de muitíssima qualidade. Sempre com letras fortíssimas, de acordo com a realidade amorosa. Claro, como a maioria dos jazz, os seus são de letras que beiram a fossa ('Love is a Losing Game, por exemplo). Mas é uma fossa classuda. Uma fossa bem cantada, muito bem tocada e com uma letra bem escrita. Não é esses "mela cueca" que a gente vê aqui na 'terra - brasilis'. Ando pirando em Amy Winehouse e pelo jeito, ela está pirando também..

Amy é milionária, casada e tem uma vida muito desregrada. Bebe feito doida, usa todos os tipos de drogas possíveis, seu marido já foi preso e ela já protagonizou e protagoniza os maiores escândalos públicos da música. Já foi internada numa clínica anti-tóxicos, mas não surtiu efeito nenhum. Continua bebendo, cheirando e fumando. Sua saúde está indo pro ralo. Sua aparência já esquálida, agora está cadavérica. Sua voz está ficando fraca. Ou seja, é saúde e carreira sendo detonados.
Coisas de estrelas da música. Amy pode ter uma trajetória curtíssima desse jeito.

Mas e daí? Isso é problema dela. A música é ótima e nada vai fazer eu deixar de ouví-la e concordar com ela que o amor é um jogo perdido e que eu sempre acordo sozinho.

Um comentário:

Carol Varani disse...

a auto destrutiva mais fodastica ever!!