quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Por onde anda o SS Global?



Um dos grandes mistérios da humanidade gira em torno da permanência de Sílvio Santos na Rede Globo entre 1965 e 1976. Como se sabe nesses 11 anos, o apresentador era o dono completo dos domingos globais. Das 12h às 20h, só dava SS na tela da Globo. A partir de 1973, o dono do baú entregava o horário para um certo "Fantástico" que permanece aí até hoje.

A questão não é falar sobre o período global, nem dos seus programas na época e nem do feito (louvável) que Silvio de mero apresentador se tornou um concorrente e tanto para sua antiga emissora.
Tudo isso tem às pencas pela internet. Diversos "especialistas" no assunto falam sobre isso e até eu, devo ter escrito já alguns textos sobre esse fato.

O motivo aqui é outro, um pouco diferente. Busca tentar jogar um pouco de luz sobre os tapes de Silvio Santos na TV Globo.
Não foi à toa que coloquei no início do texto a expressão "Um dos grandes mistérios da humanidade". Claro, que exageradamente, mas o paradeiro das fitas é um mistério e tantos.

Há quem diga que eles não existem. Foram queimados, reaproveitados e pronto. Há os que dizem que existem sim e estão com a Globo, que só irá divulgá-los quando SS falecer (???). Há também os que dizem que os tapes estão no arquivo pessoal de Sílvio Santos.

Muita suposição e pouquíssima coisa de concreto. O que realmente é sabido é que alguma coisa existe sim. Seja com a Globo, ou com Sílvio. Nos anos 80 e início dos 90 era comum a TV dos Marinho passar trechos em P&B do "Programa Sílvio Santos", e também já vi no SBT trechos do 'Troféu Imprensa' de 1972 e 1973, ou seja, da época global.

Talvez não interesse a nenhum dos lados desenterrar esse passado. Seja para a Globo, que não costuma nem citar o nome de concorrentes quanto mais exibir vídeos; Seja para Sílvio que, como se sabe, não gosta que reexibam programas seus antigos. Deve ser coisa de vaidade.

O fato é: Só saberemos algo mais desses tapes infelizmente quando Silvio Santos falecer. Aí virão homenagens e mais homenagens. Fora isso, só por um milagre.

Eu fico com a reposta lacônica da pergunta que fiz para a sobrinha de SS, quando participei do programa do seu tio. "Olha, nós temos muita coisa aqui que não sabemos e perdemos um tanto também. Agora veja, ele está com 78 anos, daqui a pouco se vai, imagina o que a Globo vai fazer? Vai transformá-lo em mito!"

É, pode ser. Pode ser também que pra você esse assunto não tenha importância nenhuma, mas para fãs da TV como um todo, esse é um dilema tão grande sobre quem veio primeiro. O ovo ou a galinha?

Nenhum comentário: