sexta-feira, 6 de março de 2009

Prefeitura que caiu no colo (e o prefeito que não sabe o que fazer)

É melhor rezar mesmo, prefeito

O A do ABC é de (Santo) André, mas agora é também de Aidan Ravin. O prefeito que derrotou o PT em um de seus feudos mais antigos. Sem apoio nenhum e com falta de dinheiro, o ex-vereador em primeiro mandato foi a grande zebra das eleições. Aidan não apresentou nenhuma proposta concreta para a cidade e se beneficiou da normal rejeição de uma parcela dos eleitores ao partido de Lula, um cansaço de 12 anos do PT à frente da cidade e também a seu carisma e lábia. Virtudes inegáveis do prefeito.

Aidan muito provavelmente não se candidatou pra ganhar. Colocou seu nome no pleito para testar a popularidade. Não acreditou que ia ganhar e ganhou. E aí a segunda maior cidade da região cai no colo dele que, perdido, não começa bem o governo.

A trapalhada começou antes mesmo da posse, ao anunciar secretários nas vésperas do Natal e ao declarar que iria criar secretarias por decreto. Péssima jogada.

Ao assumir em janeiro, o prefeito não conseguiu reverter o ar de paralisia que tomou conta do Paço. Mudou a jardinagem da cidade e resolveu auditar todos os contratos da gestão anterior. Atitudes que soaram mais como jogos de cena do que atitudes equilibradas.

Mas o grande problema de Aidan - além de sua falta de preparo e de projetos - é sua precária base parlamentar. Sua base oscila entra 9 e 15 de 21 vereadores. Oscila, porquê DEM e PSB fazem corpo mole e parecem debater "espaços" na administração que o prefeito parece não muito disposto a dar. Aí acontece a chamada "independência", ou até mesmo a "oposição" se juntando assim ao rancoroso PT. Que até hoje não digeriu bem a derrota.

Somando-se o fato de não ter pensado em projetos relevantes e com uma base parlamentar que o impede de governar, por não ter maioria suficiente. Aidan está perdido e parece não saber bem o que fazer com o "brinquedinho" que tem em mãos.

Há quem diga que o prefeito sofre chantagens e ameaças de dossiês comprometedores que podem levar a cassação de seu mandato. Eu não acredito. Só botarei fé quando as acusações saírem das conversas e se tornarem provas existenciais.

Espero sinceramente, que o prefeito Aidan Ravin faça a melhor administração possível. Que melhore a vida da população e que coloque em prática tudo o que pensa e projeta para o povo de Santo André. Que conserte os erros desse início e que consiga tocar bem a cidade.

Não seria louco de criticar um prefeito com menos de 100 dias de mandato, e muito menos torcer contra seu governo. Que seria a mesma coisa que torcer contra a querida vizinha Santo André.

É mão na massa Aidan!

Nenhum comentário: