terça-feira, 21 de outubro de 2008

O caso Eloá

Ok, ok. Eu sei que você deve estar careca de saber e cansado de ouvir falar nesse sequestro protagonizado pelo casalzinho de namorados e que terminou de forma trágica.
Mas alguns pontos devem ser considerados.

A morte da menina mexeu comigo. É. Quando eu digo que sou uma manteiga derretida poucas pessoas acreditam, mas eu sou. Gente jovem e inocente morrendo me corta o coração. A garota tinha 15 anos. Sonhos, planos e desejos foram feitos em pedaços pelo idiota do ex namorado.

E por falar no sujeito, por favor, não me venham dizer que ele fez o que fez 'por amor'. Isso não existe. O tal Lindemberg não era criminoso, era um rapaz trabalhador, mas algum distúrbio psicológico existente há tempos o fez cometer o sequestro. O término do relacionamento foi apenas a "gota d`água". Entender seres humanos é complicado, my friend!

A imprensa, como sempre, piorou as coisas. Eu nunca vi se entrevistar sequestrador ao vivo. Quem Britto Jr e Sônia "Urubu" Abrão, pensam que são? Negociadores da PM? Ou apenas serelepes funcionários em busca de audiência para o patrão? Eu fico com a segunda opção.

É óbvio para qualquer pessoa esclarecida que a imprensa NOTICIA e não participa da notícia. Para ser negociador de sequestros, a pessoa faz cursos, testes e tudo mais que a torna gabaritada para isso. Já o jornalista pode falar uma palavra meio torta e o sequestrador entender errado e acontecer uma catástrofe. Já pensou?

Foi o que aconteceu. Depois de dar entrevistas, o senhor Lindemberg se achou o "rei do gueto", o dono da situação e retrocedeu toda a negociação, provocando aquele fim que todos sabemos.

Não sei você, mas aprovo a atitude da polícia em todo esse caso. Podia atirar no cara? Podia. Mas o cara não era bandido e isso ia dar uma péssima repercussão. E quanto a invasão, achei apropriada. Afinal, depois de 100 horas de negociação não há psicológico (e paciência) que aguente. Como o controle racional do sequestrador também foi pro saco, ele cometeu a bárbarie de atirar nas meninas. A namorada, ele matou.

O único erro da polícia foi permitir a volta de Naiara ao cativeiro. Ok. Não foi o combinado. Ela entrou porque quis. Mas mesmo assim, o Gate deveria usar da autoridade para proibir a volta da garota.

Por fim, eu lamento. Pela vida perdida de Eloa e pela vida desperdiçada de Lindemberg. Esse rapaz que tome cuidado, pois senão morre dentro da cadeia.
Cabe ao Estado agora assegurar a vida dele e todo o tratamento psicológico para Naiara. Afinal, passar por um sequestro longo desses e ser a testemunha-chave do caso não é para qualquer um.

Ah! Tem o caso do pai da falecida, que descobriram que era matador lá em Alagoas, não é?
Mas isso é outra história. É muito pano pra manga, viu!

Nenhum comentário: