quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Eleições

Sim, mais um post sobre eleições. É o último sobre o pleito, mas claro que não será o último sobre política. Eu gosto do assunto.

Bem, em São Paulo deu o que já estava na cara. Kassab ganhou bonito. É a direita, o DEM e o quercismo ressuscitando em São Paulo. E tudo graças a José Serra e sua tara por ser presidente da república.

Aliás, reparou como a mídia paulista o trata como um Semi-Deus? É impressionante! Depois que ele "ganhou" a eleição e o PT "perdeu", então! Minha nossa! Desde 2002, quando levou uma sova de Lula, Serra está eleito para 2010, só espera tomar posse. Um absurdo!
Outro dia preparo um post somente sobre isso.

Falando um pouco dos resultados no ABC. Em Mauá, o esperado. Oswaldo Dias ganhou e volta a governar a cidade. Óbvio que seria assim. Mas o que merece um destaque maior é nas duas maiores cidades: Santo André e São Bernardo.

No "A" do ABC, aconteceu o inesperado. Uma zebra. O aventureiro petebista Dr. Aidan, contrariando pesquisas e tudo mais se elegeu em frente ao favorito Siraque (PT). O petista não venceu no 1 turno, por 1 % dos votos e agora caiu 4 pontos, perdendo votos. Aidan, foi para o 2 turno por pouco, sem coligação nenhuma e nem apoios importantes. O vereador conseguiu aglutinar as forças (cegas e visionárias) anti petistas da cidade e se elegeu.

A pergunta é: Porque chamá-lo de aventureiro? Explico: Aidan tem uma carreira meteórica. Está no primeiro mandato de vereador e já trocou de partido 3 vezes. Se candidatou a prefeito, sem nenhum partido apoiando e sem plano de governo. Sua base na câmara municipal é precária e o vereador passou a campanha inteira repetindo chavões.
Já Siraque, tinha uma mega-coligação e um plano de governo extenso. Também tinha experiência de mandatos de vereador e deputado estadual. Perdeu. Perdeu mais uma vez para o preconceito cego. O PT sai do paço pela primeira vez desde 1996.
Boa sorte a Santo André que eu esteja errado e que esses quatro anos de Aidan não sejam perdidos.

O partido de Lula sai de cena em Santo André, mas retorna ao palco de São Bernardo, pela primeira vez desde 1988. Finalmente o PT ganhou em seu quintal. Aonde o partido nasceu. Luiz Marinho é o novo prefeito da cidade (e com o meu voto). Liderando uma aliança de 10 partidos, o hábil Marinho soube aglutinar forças e derrotou a máquina municipal e seu candidato, Orlando Morando.

Vale aqui ressaltar o papel fundamental do Presidente Lula que, desfrutando de altos índices de popularidade na cidade, fez campanha 4 vezes para Marinho e, transferiu com certeza muitos votos ao candidato. Lula lava a alma, afinal sempre disse que ganhar em SBC era questão de "honra".

Bem, com o desalojamento da "quadr..." digo digo do grupo atual do Paço. Eu, como cidadão consciente, na segunda passei em frente à prefeitura, fiz uma "top top" e disse: "Chupaaaa DIB".

Com certeza fizeram um "chupa PT" em Santo André. Tanto faz. Assim é a democracia, é a política.

O importante mesmo é que os eleitos honrem nossos votos. É o Brasil se tornando cada vez mais sério e democrático.

Nenhum comentário: