quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Dib perdeu a eleição

Analisando os resultados da eleição do último domingo em São Bernardo só pode-se chegar a uma conclusão: O único derrotado nessa eleição é William Dib, seu grupo politico e seu governo.
O primeiro turno da eleição terminou da seguinte maneira (em números arredondados)
Luiz Marinho (PT) - 48%
Morando (PSDB) - 37%
Alex Manente (PPS) 12%
Outros - 3%

Pois bem: Excetuando a votação de Orlando Morando, o governista, 63% dos eleitores de SBC votaram em candidatos de oposição, ou seja, reprovando o atual governo.

O desafio de "Orlandinho"

Durante a apuração, o petista Marinho chegou a beirar a maioria absoluta (49.96%) depois caiu um pouco e encerrou a apuração com 48,27%. A política não é matemática, mas é de se esperar que o candidato do PT mantenha esse percentual de votos e abocanhe mais alguns pontos dos outros candidatos de oposição. É muito difícil que perca a eleição.

Históricamente falando um candidato quando chega a um percentual tão grande de votos (como 47,48 ou 49%), quase nunca perde a eleição no 2 turno. Portanto, o desafio de Orlando Morando é dos gigantes...

E primeiro lugar, o candidato deve trabalhar para abaixar seu alto índice de rejeição. Resultado de sua postura arrogante e do governo mal avaliado liderado por Dib.
Segundo, é buscar os votos dos candidatos derrotados. Difícil também, pois Orlandinho (como é chamado no meio político) está isolado. Todos os outros candidatos já declararam apoio a Luiz Marinho e claro, levam apoio e militância para o petista.
Morando tem como opção também, investir nos votos de Luiz Marinho. Estratégia dificilíssima, afinal quase nunca uma pessoa muda de opinião de um turno para o outro.

O tucano conseguiu empurrar a eleição para o 2 turno ao custo de baixarias, mentiras, boatos e outra$ coisa$ escusas. Dele, pode se esperar tudo. Existe até a chance pífia de ganhar e, mesmo que ganhe, o grande derrotado da eleição é o grupo político de William Dib.

Afinal, para quem se elegeu em 2004 com 79% dos votos, quase perder no primeiro turno, é no mínimo controverso.
O grande vencedor? Bem, dois no caso. Luiz Inácio Lula da Silva e Luiz Marinho, claro. Um por transferir seu empenho pessoal para eleger o 'companheiro' e o outro pela habilidade e construir alianças e levar o PT finalmente à prefeitura da cidade onde nasceu.

Um comentário:

Carol Varani disse...

hehe brigadu!
eh, as vezes sai algum texto bacaninha haha

só hj foram 2!!
o negocio aqui as vezes flui... vai entender o pq haha