sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Bebida inspira?

Há uma teoria aí, dizendo que com umas "doses" a mais conseguimos escrever melhor do que quando sóbrios. Será?

Olha, se fomos analisar isso para o lado pessoal, emocional e intimista isso é muito verdade. Claro, nós não conseguiríamos ser bem sucedidos ao escrever sobre aquecimento global com algumas cervejas na cabeça. Mas escrever sobre nossos sonhos, amores, segredos e planos sai muito melhor na companhia de um aperitivo.

E por que? Coisas de seres humanos, ! O álcool é um desinibidor. Ele nos tira a máscara do pudor, da hipocrisia e nos faz sermos mais sensíveis com nós mesmos. Em outras palavras: Nos "desbloqueia" um pouco.

Eu não costumo escrever com uns "més" a mais. Não que eu não consiga. É que eu não gosto mesmo. Mas isso vai de cada um. Tem gente que escreve maravilhosamente bem sem tomar nada e existem compositores musicais, por exemplo, que se encharcam a vida inteira para ter inspiração.

Respondendo a pergunta do título. Bebida inspira? Sim e não. Te inspira pelos motivos que falei um pouco mais acima. Mas se você não tiver emoção, história de vida e criatividade você vai ser só mais um bêbado falando merda por aí.

Quem sabe escrever, sabe. Se inspirando no menino que passa na rua, na árvore, na tela do computador, no cachorro, naquela mulher que é apaixonado, enfim, na sua própria vida. Há quem se inspire através de um copo de Whisky !
E porque não?

PS: Não me venham com hipocrisia. Não estou fazendo apologia a nada. Quer beber, beba! Não quer, melhor ainda. Eu tomo raramente e com amigos. Mas escrevo com ou sem ela. No caso desse texto, por exemplo, sem.

Um comentário:

Carol Varani disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.