sexta-feira, 23 de maio de 2008

O estilo de vida que eu gostaria de ter

Finalmente depois de muitos dias de atraso a 'Caros Amigos' lançou a tão prometida edição especial em homenagem ao seu criador, o grande jornalista Sérgio de Souza, falecido em 25 de março de 2008.

Demorou, mas valeu a pena. Edição perfeita. Uma verdadeira homenagem à altura de um jornalista desses 'com J maiúsculo'. Tanto no caráter quanto no talento para a coisa.
A edição é recheada de fotos, textos biográficos, muita pesquisa e depoimentos de amigos de diversas gerações e de diferentes idades.


Lendo essa revista vi um jornalista cuja as maiores intenções eram a ética, o bom jornalismo e - uma coisa importantíssima pra mim - a qualidade de vida. Não se deixava escravizar por trabalho nenhum, por empresa nenhuma.

Em 1968, a Editora Abril resolveu intervir pra valer em 'Realidade'. E o que fizeram Sérgio e a maioria de seus colegas? Largaram o emprego de bons salários e mordomias para montar uma revista alternativa.
Sérgio passou a maioria dos anos 70 montando jornais alternativos por aí. Quando um quebrava, ele montava outro. Sem dinheiro nenhum, mas com ousadia, criatividade e talento.

Saía de empregos muito bem remunerados em troca de sua decência e caráter e sempre, depois de uma reunião com amigos em um bar qualquer já tinha uma idéia nova de jornal ou revista. Cultivou essa vida 'mambembe', mas muito própria, até os últimos dias. Tanto que, um pouco antes de sua morte, chegou a redação da 'Caros Amigos', com a idéia de um jornal policial semanal chamado B.O. O projeto claro, não chegou sequer a ser colocado no papel.

Essa figura teve o estilo de vida que eu gostaria de ter. Talentoso, foda, ousado e nem um pouco apegado a dinheiro, trabalhos medíocres etc. Queria ter um pouquinho dessas coisas. Mas por enquanto não posso jogar tudo pro ar. Infelizmente.

OBS: Quem quiser saber mais sobre o Sérgio de Souza, pode ler 2 posts dele que tem no arquivo do blog.

Nenhum comentário: