terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Um telespectador do carnaval

Mais um carnaval está chegando ao fim. Mais cinco ou seis dias de folia, de curtição e tudo mais se acaba ao chegar da quarta de cinzas. Dizem que agora o ano vai começar. Pensando bem, agora não. Só dia 11, na segunda-feira. Essa semana ainda é ressaca. Ressaca pior é acompanhar as belas transmissões carnavalescas das televisões e a cobertura dos jornais sobre a 'maior festa do planeta'. Chegamos as conclusões:

****

ABC

Olha, eu nem gosto muito de falar dos desfiles da região pra não soar depreciativo. Não fui a nenhum deles, mas o de São Bernardo é perto de casa, então, meio que deu pra sentir como foi. O das outras cidades eu li pelo jornal mesmo e posso dizer uma coisa: Foi a mesma coisa aquém e pobre de todos os anos. Claro que a culpa não é das escolas de samba que com certeza devem dar o máximo de si para o desfile ser ótimo. A culpa é da falta de grana mesmo. Sejam as prefeituras que cortam a cada ano a verba da cultura ou falta de patrocinadores. Os desfiles da região atraem cada vez menos público qualificado e arrastam legiões de arruaceiros transformando o carnaval em algo aventureiro e perigoso. Como sempre, deixou a desejar.

SÃO PAULO

O carnaval paulistano a cada ano que passa fica mais bonito, atraente e com público cada vez maior. Mas confesso que não me atrai muito. Sabe porquê?
Não consigo me identificar com os desfiles de São Paulo. As escolas têm que saber que o samba paulistano é diferente do samba carioca. O samba de SP é mais melancólico e choroso. Já os sambas e tudo mais que a gente vê no Anhembi é inspirado no carnaval carioca. Parece uma cópia. Uma cópia boa, mas sempre cópia.

RIO DE JANEIRO

Eis a indústria do carnaval. Eis a fábrica-modelo do carnaval mundial. A festa carioca é produzida com muito luxo, muito dinheiro e muitas celebridades. É produzida para gringos , para a burguesia local e para a televisão. É impressionante como a Globo muda sua programação por causa do desfile carioca. A novela na segunda TERMINOU às 20h30!!
O desfile em si foi dos bons. Salve, salve Grazi, Natália Guimarães e outras beldades!

SALVADOR

É o mais do mesmo. Os mesmos grupos, as mesmas cantoras, a mesma velha guarda que quer porque quer se entrosar com a nova geração, a mesma segregação social, as mesmas ocorrências policiais de sempre, as mesmas cantoras querendo ser sex - symbols e a grande 'novidade' do carnaval. Cláudia Leitte saiu do Babado Novo.
Aí é que está a falácia. Ela não saiu de coisa alguma. Cláudia apenas extinguiu o nome "Babado Novo". O nome da banda era dela e os integrantes continuarão a ser conjunto de apoio dela em sua carreira solo. É diferente do caso de quando Ivete Sangalo em 1999 saiu da Banda Eva. A Banda continuou e continua até hoje sem Ivete, já o Babado não. Este vai acabar e virar história dos carnavais soteropolitanos.

A COBERTURA DA TV

É de rir. Na Globo, uma narração insossa nos quatro dias. Em São Paulo, Maurício Kubrusly e Leci Brandão estavam animados como feirantes no fim da feira. Kubrusly ainda soltou uma pérola no desifle da 'Vai Vai': O regulamento é 'imexível'(SIC).
Imagina se fosse né?
No carnaval do Rio a 'News Global' Maria Beltrão quaria mostrar que estudou bem a história dos enredos e o carnaval como um todo. Falava muito.

Na RedeTV! tivemos aquilo que eles chamam de 'Bastidores do Carnaval'. Um bando de repórteres implorando por entrevistas nas dispersões e concentrações dos sambódromos. Nem nos camarotes eles tiveram acesso. Triste. E tudo isso aprovado e retificado pelo sorriso, cabelo e smoking impecáveis de Nelson Rubens e uma modelo que não falava apenas ficava do lado de Nelson (OBS: A tal modelo na terça foi substituída pela fenomenal Mônica Apor, que também não falava nada.). OK OK

A Band cobriu o carnaval de Salvador. Portanto, é o mais do mesmo. Declarações de amor dos cantores em cima dos trios para a emissora e todas aquelas coisas de sempre. A Band inovou um pouquinho ao transmitir os bons carnavais de Recife e Olinda. São melhores e mais diversificados que o de Salvador.

***

Ufa! De uma vez só e sem pausas. Eu, sinceramente, espero que em 2009 eu não passe o carnaval na frente da TV. Só se for pra ganhar muito pra isso.


Um comentário:

Unknown disse...

Nooossaaaa
Isso pq vc não gosta de Carnaval..
Imagina se vc gostasse.. de tanto q falou dele nesse blog!
Falou bem.. falou mal... tem até crônica!...rs
E eu.. eternamente.. sua leitora..
Bjooos