quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Por que o Luiz Caldas sumiu??



Aí está um fato engraçado. Nos anos 80, o Luiz Caldas foi um dos maiores nomes e criadores do axé como ritmo próprio e comercial. Claro, que ele não inventou o axé, pra descobrir o surgimento dele, nós teríamos que voltar a Caetano e Gil, a Dodô, Armadinho e Osmar e até aos atabaques africanos do Candomblé. Mas foi a partir da geração do Luiz Caldas que o axé se tornou um ritmo, se criaram os trios elétricos, o carnaval baiano como negocio lucrativo e a proliferação de grupos e cantores. O trio que marca essa primeira geração do axé é: Luiz Caldas, a cantora Sarajane e o grupo Chiclete com Banana. Todos faziam o mesmo estilo de música. Sarajane foi engolida e esquecida por ter pouco talento e suas músicas serem bem pouco originais(seu grande sucesso foi a medíocre 'Abre a Rodinha').
O Chiclete com Banana é caso raro, está aí até hoje e cada vez mais em alta. Se mantém como um grande grupo de axé há mais de 20 anos, enchendo seus cofres cada vez mais com a grana de micaretas e carnavais por aí.
Mas e o Luiz Caldas? Por que sumiu?
Talento( para o axé) ele tem. Sucesso ele fez. Teve até música tema de abertura de novela das 20h da Globo ('Tieta').
Não sei, sinceramente o que aconteceu com ele. Talvez ele não tenha se adequado e se modernizado para os tempos atuais. Ou outros motivos quaisquer.
Sei que toda vez que vejo o carnaval soteropolitano, sinto falta dele. Uma figura essencial no carnaval baiano.

O vídeo que postei aí é do clipe da música 'Fricote'. Notem a música, o gingado, a letra e as imagens. Isso é axé puro. É carnaval da Bahia puro. É Brasil puro! Tanto grupo de axé medíocre por aí e não teria espaço para um dos percursores disso tudo?

Um comentário:

Anônimo disse...

Como vc fala de Axé sem falar de Ivete.. hein?!?! hein!?!?
hauhauhauhauhauhauhauahauhauhaha
Sucesso Absoluto.. nunca deixe de ouvir nem de falar...já que agora vc adooraaaa o axé tbm!!..rs

Bjooos