quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

O velório

Não deveria haver velório. Pelo menos não como evento social, daqueles que a gente é empurrado a ir. É muito chato e ruim para todos. Para a família, que tem que ficar horas e horas num velório, ás vezes sozinha, fazendo companhia pro finado, muitas vezes sem trocar de roupa, tomar banho e comer. Para as pessoas que vão no velório, pois a maioria não queria esta ali. Chora, finge emoção, finge rezar e ao sair de lá, já comenta sobre a roupa de 'fulano' ou como 'beltrana' está acabada. Claro há os papa-velórios que vão sempre em todos possíveis.
E por último, mas não menos importante,é ruim pro pobre do falecido também. Afinal, seu corpo não consegue ir para o descanso eterno sem antes passar por uma saraivada de chororôs, pedidos de perdão e declarações vagas de amor.

Nos Estados Unidos, o velório dura até mais que no Brasil, mas lá acontece o seguinte: Deu uma determinada hora, a família vai embora, tranca o velório e só volta depois para o enterro. Eu até entendo a obrigatoriedade dele durar tanto, é por questão de tradição e também por uma questão médica, a catalepsia (doença que a pessoa 'morre' por 24 horas).

Eu não gosto de velório. Principalmente o de pessoas muito próximas. Gosto de guardar uma imagem boa da pessoa comigo. A imagem dela saudável e feliz. É bem melhor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Credoo q triste!!
Alguém próximo morreu é?!?!
Fale de coisas felizes!!!
Bjos