quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Office-old

Já dizia o general francês De Gaulle: "O Brasil não é um país sério"
Uma outra frase cujo autor (genial, por sinal), desconheço: "O Brasil não é para amadores"

Nosso querido país definitivamente não gosta do passado. Não preserva suas antiguidades, não se ensina bem sua história, não possui grandes heróis do passado e trata mal seus idosos.
Quando não estão jogados em algum asilo pulguento por aí, estão aposentados e trabalhando.
Sim, em alguns países isso soaria paradoxal e o é! Mas aqui no Brasil é normal pessoas aposentadas, com 60, 70 anos tendo que trabalhar para complementar a renda e sobreviver.

Uma prática muito comum em São Paulo, pelo menos, é de usar esses idosos como office-boy. A vantagem é que eles conhecem bem as ruas e , por se tratarem de aposentados, não há a necessidade de registro profissional. Só nesse aspecto o empregador já economiza uma boa grana.

Hoje andando no metrô paulistano notei vários desses senhores. Aparentando 70 anos ou mais, com uma aparência cansada e uma pasta cheia de documentos e contas, lá iam com destino sabe Deus aonde. Não foi a primeira vez que vi, mas dessa vez resolvi escrever algo. No instante em que os vi fiquei pensando se era justo isso para uma pessoa que trabalha desde criança, às vezes, que contribuiu e muito com a cidade, com o país, se sujeitar a isso ainda?
Vá lá, que alguns deles gostem de trabalhar, de se sentirem úteis etc, mas mesmo assim isso é válido?
A pessoa na 3 idade, tem mais é que se divertir, fazer o que gosta e viver intensamente.
Aqui não conseguimos isso.
Pobre pátria que não respeita a idade, a sabedoria e o seu passado.

Nenhum comentário: