sexta-feira, 15 de agosto de 2008

O Metrô

Na época da inauguração do metrô (1974) uma estação da Linha Azul era assim. Vai lá e veja se não continua do mesmo jeito.


Pode ser um assunto tanto quanto clichê, ou com pouca imaginação, quem sabe paulista demais. Não importa. Eu adoro o metrô de São Paulo e ele merece um texto aqui.

Primeiro lugar, o que seria da caótica paulicéia sem ele? Seria intransitável! Se com ele já é, imagina sem. O metrô pode ser lotado, demorar, mas é melhor do que nada. Afinal, de carro ou de ônibus você conseguiria ir do Jabaquara para a Avenida Paulista em 25 minutos? Acho difícil hein.

Outra coisa interessante é que notamos de tudo e de todos um pouco no metrô. É a miscigenação geral! É mendigo, é engravatado é maluco e é freira. Todos dentro de um 'buraco de tatu' indo para algum lugar qualquer da capital.
Lendo livros, ouvindo música, pensando no nada ou simplesmente dormindo. É o retrato da metrópole!

E o que falar das estações então? Lindas! As da linha verde são as mais recentes e as mais bem cuidadas. Todas tem esculturas, belos ladrilhos e também possui os trens mais modernos (o péssimo e super faturado Alstom, um "forno" total". As da Clínicas e da Vila Madalena possuem um tubo de passagem gigante, parece que você sairá na China de tanto andar.
As da linha vermelha não seguem muita temática. Cada uma de seu jeito e com suas características.
O que falar da loucura da Sé? Milhões de pessoas passam lá por mês. E na medonha estação República, que tem vãos estranhos e uma estação 'secreta'? Falando em estação secreta e o vão no meio da Pedro II? Seria uma linha que o Maluf ia construir lá. Sem contar o charme de passar em estações como "Anhagabaú" e "República" e claro, é a linha que começa com Palmeiras - Barra Funda e termina com Corinthians - Itaquera, ou vice-versa se preferir.

A linha azul é a mais antiga de todas e foi inaugurada em 1974. Todas as estações tem a mesma padronização. Painéis azuis que mostram o nome da estação e gigantescas faixas coloridas. Um detalhe é que são as mesmas faixas desde a inauguração. Pode ver, em fotos antigas e vídeos como o da propaganda de inauguração do metrô (que tem no youtube), as estações da linha 1 estão iguaizinhas!
Paraíso é a maior de todas dessa linha (atrás da Sé, claro) e lá possui mais um mistério. Quem já foi no piso "sentido Tucuruvi", já deve ter visto uma parte da estação fechada e também uma linha amarela do nada no meio do chão. Atrás da madeira do Metrô estão os trilhos do Ramal Moema. Projeto de interligação do metrô feito nos anos 70 até a zona sul que não saiu de 200 metros de trilhos, e aquela linha amarela seria a divisória. Medonho.

E os trens também. Andamos nuns veículos de quase 40 anos! Mas o pior é que o danado é o melhor dos trens. É o mais amplo e refrigerado. Bem melhor que os apertados da refinada linha verde.

Pesquisando a história do metrô, descobri que em 10 anos, eles fizeram a linha 1 e 3 inteiras! Como pode isso? Os governos atuais fazem 1 estação a cada 4 anos! E olha que naquela época não tinha tatuzão e as condições eram precárias. Para se ter uma idéia abriram a avenida Jabaquara inteira pra construir o metrô. Fora que, as estações Sé e São Bento são verdadeiras obras de engenharias. Afinal, como construí-las sem abalar a estrutura de prédios da era cenozóica?

Eu, se fosse você pesquisava sobre o metrô. Uma das caras de São Paulo. Você vai deixar de vê-lo apenas como meio de transporte. Verás como mais uma atração.

Um comentário:

Tiago R. Lima "Mad Max" Andrade disse...

Infelizmente, os atuais governos de São Paulo preferem fazer todo um estardalhaço em torno da consolidação de eternos projetos a investir na expansão da rede metroviária.