sábado, 23 de agosto de 2008

O "fracasso" olímpico brasileiro


No país do futebol, fomos disciplinados com a máxima ignorante de que o que importa é vencer. Se o atleta tem o respeitável 2º lugar, ele não é nada. É a mesma coisa que o último colocado. Há quem profira ainda outra pérola da estupidez tupiniquim, principalmente em jogos coletivos: "Prefiro ganhar o bronze porque é fruto de uma vitória do que a prata que é uma derrota"

Sim, quem ganhou a prata perdeu o ouro, mas provavelmente quem ficou com o bronze perdeu na semi final para a equipe que ficou com a prata ou com o ouro. Portanto, é um derrotado também.

Mas o texto em questão, não vai discutir isso. Vamos falar do "fiasco" olímpico do Brasil.


Como se sabe rola muita grana para o esporte nacional. Para o esporte não, para o futebol! Esporte das massas, que muda a vida das pessoas, cujo nosso país é a super potência absoluta com 5 títulos mundiais, muita mídia, enfim, é incomparável. Nossos campeonatos internos são, em sua maioria, ricos, cheios de patrocinadores, celeiros de craques, mas no entanto nunca conseguimos uma medalhinha que fosse de ouro nas olímpiadas.


E os outros esportes? Bem, se não fosse o apoio governamental e de umas poucas empresas eles seriam nulos no país. Os atletas ganham pouco, treinam muito, alguns têm que trabalhar e treinar, prejudicando a dedicação. As condições são precárias, os ginásios estão caindo aos pedaços, campeonatos nacionais e estaduais (quando existem), são vazios de público ,mídia quase não há. Mas no entanto, ganhamos uma porção de medalhas de ouro e campeonatos mundiais.

O que acontece, então?


Outros países como EUA e os da Europa têm mais que um esporte de preferência nacional. Aqui no Brasil não. Só se fala em futebol. Só se respira futebol. Não existe espaço e dinheiro para outro esporte? Porque não prestigiar nosso vôlei campeão olímpico, nossa maravilhosa ginástica, nossos atletas do atletismo, judô, vela, handebol, basquete e tudo mais?


Por causa dessa mentalidade idiota do brasileiro somos obrigados a ver pela telinha atletas batalhadores, esforçados, que estão nesses esportes por puro amor, chorando e "pedindo desculpas" em rede nacional. Meus caros, isso pra mim é humilhação. O atleta não tem que pedir desculpas de nada. Nós é que temos que pedir desculpas.

Desculpas pela nossa ignorância, pela nossa cegueira esportiva, pela falta de apoio e pela falta de compreensão de que ganhar um bronze ir para a final olímpica é uma vitória e tanto.


Essa semana o nadador César Ciello passou pela Avenida Paulista, todo orgulhoso em cima de um carro de bombeiros exibindo sua medalha de ouro. Poucas pessoas o reconheciam e cumprimentavam. Passou despercebido o melhor atleta brasileiro da natação nesses jogos. E isto, eu falo porque estava lá, eu vi!

Repito a pergunta: O que acontece, então?

Eu dou um salve aqui a todos os atletas brasileiros e ilustro o texto com a foto das campeãs olímpicas de volêi feminino. Nossas meninas.


Ah se o brasileiro tivesse toda essa gana de ser o vencedor, não só nos esportes, mas sim na vida!
Seríamos primeiro mundo há muito tempo! Muitíssimo.

Um comentário:

Carol Varani disse...

Brasil
país do carnaval e do futebol
pais da mafia e da corrupçao
pais da falta de vergonha na cara
pais da falta de incentivo
pais da pizza e do bundalele

pao e circo p/ o povo!!

e vamos fingir q esta td bem!