quinta-feira, 7 de agosto de 2008

China não merece sediar olímpiada




Amanhã inicia-se oficialmente as olimpíadas de Pequim. Adoro os jogos, conheço um pouco de sua história e sempre assisti. Claro que, como leigo no assunto, mas sempre achei um barato a competição entre os grandes e também acompanho com entusiasmo a participação brasileira. Afinal, poucos sabem o quão difícil é um esporte que não seja o futebol, ter dinheiro e condições para se desenvolver por aqui.

O único problema das Olimpíadas é o uso político dela. Como por exemplo, Moscou em 1980, quando os EUA boicotaram os jogos aí em 1984 a URSS e o bloco comunista deu o troco não indo a Los Angeles. Com esses desvios a parte, a olimpíada para mim é mais importante que a copa do mundo. Todos os países participam e há a grande celebração do esporte. Nestes jogos porém, eu não assistirei com tanto ímpeto.

O motivo? Os jogos serão na China. Na "comunista" China. O país que desrespeita os direitos humanos, que mata e espanca os opositores políticos, que proíbe as famílias de terem mais de um filho, que censura a população, que vive em uma ditadura há 60 anos, que cresce e enriquece a custa da pobreza de milhões de trabalhadores, que polui o meio ambiente como ninguém, enfim um país autoritário e desrespeitador.

Olimpíadas é festa, é paz, é harmonia entre povos. E a China não representa nada disso. Pelo contrário. Esses jogos servem apenas para eles tentarem limpar sua imagem perante ao mundo.
Não merecem crédito.
Torcerei como sempre pelo espetáculo, pelo Brasil e seus sofridos atletas. Que seja um belo torneio. Mas que a China não merece, não merece!

Um comentário:

Carol Varani disse...

se for assim q pais merece então
o Brasil?? RA RA