sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

A tal aliança de compromisso.


A coisa mais comum de se ver atualmente em casaizinhos de namorados, dos 12 aos 20 e poucos anos, é uma indefectível aliança de bijuteria (geralmente prateada) na mão direita. Sim, como aquelas de noivado, mas não são as ditas-cuja. São alianças de compromisso. Compromisso do quê?
Bem, vamos la.

Teoricamente eu não gosto de alianças. Nem de casamento e muito menos as de noivado (acho noivado uma besteira só, coisa feita apenas para cumprir o 'script'). Por mim não usaria. É um símbolo pagão, tribal, que serve apenas como uma algema, como um sinal para a sociedade que este homem pertence a uma mulher e esta mulher pertence a um homem. Portanto, pretendentes, caiam fora! Ele (a) já tem dona (o).

Essa aliança de compromisso é usada pelos casais de namorados adolescentes e também pelos mais velhos com o objetivo oficial de 'selar a seriedade do relacionamento'. Eu disse oficial, mas não o real.

Com a banalização do ato de beijar na boca, qualquer um 'pega' qualquer um sem compromisso nenhum. É o famoso 'ficar', e aí é que entra a simpática aliança. Quando você está em uma festa, balada, etc e porta o simpático acessório isso significa para algum possível pretendente que? Sim, isso mesmo. Que a pessoa é comprometida e que com ela não tenho chance.
Trocando em miúdo: Ele (a) tem dona (o).

Geralmente quem faz isso são casais cujo o homem ou a mulher não tem segurança plena do parceiro (a) e, com a aliança além de mostrar a sociedade que a pessoa namora, também (ledo engano) acreditam que podem comandar a (o) parceira (o).

Bobagem e hipocrisia. Assim como em um casamento, não é uma simples alge.. digo digo aliança que vai definir o grau de fidelidade de uma pessoa.
O negócio está na cabeça e nas atitudes e não em um artefato de metal.

5 comentários:

Unknown disse...

eu acho isso legal eu e o meu namorando nós usanos cada uma uma alinça de aço

Anônimo disse...

Acho que esse tipo de comentário é coisa de quem é ou já foi muito mal amado...isso sim! Meu Deus que ósio é esse de aliança, casamento, noivado... Afinal é muito desrespeitoso dizer isso de um acessório que tem história e significado. Eu uso aliança com o meu namorado e em breve ficaremos noivos. É uma fase extremamente feliz e um sonho que estou realizando! Não temos insegurança nem queremos mostrar que somos donos um do outro, pelo contrário! Só estamos mega felizes e queremos mostrar esse compromisso pra todos. Deus diz que devemos formar uma aliança, e a própria aliança mostra isso, que esse compromisso não é só social, é divino também.

Anônimo disse...

A decisao de usar aliança de compromisso é do casal e isso demonstra interesse um pelo outro. Conheço inumeros casais que nao usam e neim por isso nao têm um compromisso sério. Isso nao significa que um é dono do outro, e sim um ato simbólico de união. O mais importante é o amor e respeito que há entre as pessoas. Nao vejo mal algum em usar ou nao aliança, mas vc foi muito taxativo na sua opiniao!
Peace!
Caio.

André disse...

Aço é bom, mas melhor é inox, não escurece como prata.

Alianças de Compromisso disse...

Adorei o artigo!