segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Músicas que marcam...

Já disse uma vez Erasmo Carlos. "A música e o orgasmo são as coisas que mais nos aproximam de Deus". Eu não sei.
O que sei é que a música mexe muito com nosso cérebro, inclusive com a memória afetiva. Quem de nós não tem aquela música que lembra da infância, da adolescência, de amores, frustrações, enfim, de fases da nossa vida?

Existem algumas canções pra mim que são fatais nesse aspecto. Eu não posso ouvir, por exemplo, "Mila" do Netinho e não lembrar de quando tinha meus 12 anos de idade e ia pra escola naqueles tempos. Ou então ouvir "Garota Nacional" (Skank) e não lembrar de como eu era feliz aos 10 anos de idade. Chegava em casa da escola, pega um pacote de bolacha, ligava a TV e sonhava. Indo mais fundo ainda. Ouvir aquelas músicas da Xuxa me trazem as mais remotas lembranças. Festas de aniversário, o nascimento do meu irmão e todas aquelas coisas boas de quando somos crianças. Dias desses ao ouvir "Doce Mel", que era o tema de abertura do "Xou da Xuxa" me arrepiei todo e quase chorei. As músicas nos trazem todas aquela sensações de volta e, ao mesmo tempo traz a frustração por não voltar aquele tempo.

As amizades que se foram? É infalível ouvir "Radio Ga Ga" (Queen) e não lembrar de um amigo meu de escola, impossível não ouvir "Torn" (Natália Imbruglia) e não lembrar de uma amiga que perdi no tempo.

Situações também. Como poderei esquecer as madrugadas diagramando meu TCC regadas a café e Secos e Molhados? Pra ser mais exato a música "Primavera nos Dentes". Inesquecível. Eu não posso ouvir "Mar de Gente" e "Rodo Cotidiano" (O Rappa) que eu me lembro do meu primeiro ano de faculdade.

E os amores? São um caso a parte. Não dá pra ouvir Backstreet Boys e não lembrar de uma, ouvir "Uma Partida de Futebol" (Skank) e não lembrar de outra, ouvir Ivete Sangalo e não lembrar de outra acolá.

As músicas ficam, o tempo não volta e a saudade ás vezes pega pesado. Mas chega de nostalgia, vai! Haverão músicas que ainda nem foram escritas e que eu, lá na frente, irei ouvir e lembrar de fatos e pessoas.

(Na cabeça nesse instante uma música. "Chiclete com Banana - Diga que Valeu", então valeu demais!)

Um comentário:

Unknown disse...

Será que marcam mesmo?!?!
São detalhes muito pequenos.. pra uma música marcar uma pessoa..rs

Bjoos