Revista Realidade e Paulo Patarra: A Criatura e o criador.Faleceu na tarde de ontem, segunda feira, o jornalista Paulo Patarra de 74 anos. Patarra tinha câncer na garganta descoberto em 2006, passou por cirurgia para a retirada das cordas vocais e desde então lutava contra a doença.
Não cheguei a conhecer Paulo Patarra, mas admirava e admiro sua história e seu ideal jornalístico.
Inquieto, ateu e revolucionário, o jornalista trabalhou em diversas revistas e emissoras de TV como por exemplo: Globo, SBT, Última Hora e Editora Abril. Nesta última, foi onde marcou seu nome na história, participando da louca redação da Quatro Rodas no começo dos anos 60 e depois liderando e criando a melhor revista da história do Brasil: A Realidade.
Patarra, foi o inventor da revista. Criou o projeto, montou a redação (a melhor de todos os tempos) ,vendeu a idéia para os Civita e fez 'Realidade' ser a revista mais vendida e mais influente de sua época (vendendo 500 mil exemplares de 1966 a 1968). Com a decretação do AI-5 e a pressão de Brasília sobre os donos da revista. A redação original (inclusive Patarra) se demite, a revista perde seu objetivo e vaga pelo espaço até encontrar seu fim em 1976.
Durante meu TCC ano passado (que foi inspirado na Realidade), tentamos contato com Paulo Patarra. Para nossa surpresa, ele já não falava e se encontrava muito debilitado.Uma pena.
Vai-se o espírito, fica a lição de um bom jornalismo. Fica a lição de um jornalista autêntico, romântico. Fica o mito, o exemplo, a escola e a história. Boa viagem Patarra.
Para quem quiser se informar melhor, deixo o link de 3 matérias.
1 - A última entrevista de Paulo Patarra, para o site
ABI OnLine em abril do ano passado.
2 -
Texto do ex-repórter de "Realidade" Carlos Azevedo sobre Paulo Patarra
3 -
Artigo de José Carlos Marão, também egresso de "Realidade" sobre Patarra
Nenhum comentário:
Postar um comentário