sábado, 13 de dezembro de 2008

AI-5: 40 anos

O dia 13 de dezembro é um dia histórico e para ninguém se esquecer. Há 40 anos, era promulgado o Ato Institucional número 5. Aquele que oficializava a tortura, a falta de direitos civis e a censura braba. Era a ditadura militar tirando a máscara de democracia e caindo na guerra.

O cenário era tenso. De um lado uma ditadura jovem, de apenas 4 anos, envergonhada. De outro, grupos de luta armada, de tendências comunistas tocando o terror. Os generais, o que fizeram? Resolveram tocar o terror também.

A partir daí: Cassações, prisões, deportações, torturas, censura, desaparecimento etc
Tudo era válido contra os "subversivos" e a favor da "segurança nacional". Era a época do SNI, do DOPS, do " Ame-o ou deixe-o", do "Ninguém segura este país". Os personagens principais? Tempos tenebrosos dos Médicis, Marighellas e Delegado Fleurys da vida.

O AI-5 acabou 10 anos depois, em 1978. Quando a ditadura já agonizava. Ela só veio a falecer no começo de 1985. Mas deixou marcas profundas que até hoje mexem com as pessoas.

A ditadura e seu principal instrumento, o AI-5, são segredos de estado até hoje. Ninguém ousa mexer muito, mesmo com a maioria dos personagens daquela época já mortos ou aposentados.

O mais triste é saber que 82% dos brasileiros nunca ouviram falar do Ato. Pobre país, sem memória. Também não terá futuro.

Durma nas profundezas, aonde quer que você esteja, AI-5.

Nenhum comentário: