A Espanha promoveu há alguns dias, sem motivo aparente, a deportação de alguns brasileiros. Os nossos patrícios ao desembarcarem por aqui, declararam terem sofrido maus-tratos, constrangimentos e ofensas morais.
Essa questão é complicadíssima. Desde sempre países do dito 'primeiro mundo' discriminam pessoas do 'terceiro mundo'. Depois dos atentado terroristas nos EUA, então! Aí a coisa piorou de vez.
O governo brasileiro no trato com os brasileiros e na falácia foi bom, mas na conduta do problema e na busca por uma solução foi péssimo.
Ao invés de tentar solucionar o impasse de forma diplomática e solícita, o governo brasileiro por meio da Polícia Federal, começou a barrar e deportar espanhóis. Ou seja, 'pagar com a mesma moeda'.
Ontem foi ar no Jornal da Globo uma reportagem constrangedora e com cara de 'combinada' entre a emissora e a Polícia Federal. Nela, um espanhol é constrangido e deportado para seu país. Depois de ouvir um sermão do agente, o cidadão é conduzido para o retorno à Espanha sem dar um pio. Tudo acompanhado pela câmera da TV Globo e um dizer na tela: Exclusivo
Espero que cenas como essas não se repitam. Dar o troco não adianta. O que tem de ser feito é uma investigação, um diálogo e se for o caso uma retratação do governo espanhol com o Brasil.
O Governo pode alegar que a Espanha estava em eleições. É verdade, eu concordo, estava. Mas agora já pode retomar a conversa. Isso não se pode passar em branco.
Memórias
Há 14 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário