domingo, 5 de abril de 2009

Eles são os caras

Estes dois escrevem a história de nossos tempos

O presidente dos EUA Barack Obama ao cumprimentar essa semana o presidente Lula na reunião do G-20 declarou: "Esse é o cara. Adoro esse cara. É o político mais popular da terra".
Bem, é um elogio normal entre amigos, pessoas que se admiram.
O que há de se admirar aí, além da boa relação pessoal Obama -Lula (o que significa um bom relacionamento EUA-Brasil) é o fato da história estar sendo escrita nesse instante e nós podemos presenciar e viver isso. Esqueça os preconceitos e posições políticas. A eleição e a história de Lula é histórica assim como a eleição de Obama também foi histórica.
Um cara que veio de pau de arara, quase morreu de fome, ralou em chão de fábrica, foi e é vítima de todos os preconceitos mais absurdos se tornar presidente e ainda por cima o mais popular dos 500 anos do Brasil é história pura!
O outro, um negro, com dramas familiares se tornar presidente de um país que a até 40 anos atrás vivia um apartheid racial em que haviam cidades brancas e cidades negras, é pura história!
Não importa o que se ache das pessoas Barack Hussein Obama ou Luiz Inácio Lula da Silva. Não importa se o governo de Obama será ruim ou bom, se o de Lula está sendo ruim ou bom. Não importa a sua ou a minha opinião. O que vai ficar pro futuro é esse simbolismo.
Nossos netos vão se perguntar se nós lembramos de Lula e Obama. A história está sendo escrita ali na esquina e nós estamos sendo testemunhas. É um prazer inenarrável isso (pelo menos pra mim).
E quer saber? Eu concordo com o Obama. Lula é o cara! E Obama também o é!

Um comentário:

Bruna disse...

Concordo em genero, numero e degrau..
Mas Obama e the face!! =)

Beijooo